09/01/2012

Tempo Litúrgico - Tempo Comum



O Tempo Comum, tempo ordinário ou Tempo durante o ano é o que inicia-se na segunda-feira que segue a festa do Batismo do Senhor (domingo depois da Epifania) até a terça-feira antes da Quaresma (primeira parte), e o que decorre da segunda-feira depois de Pentecostes até as 1 Vésperas do I Domingo do Advento (segunda parte).

Este longo período compreende 33/34 semanas, distribuídas em dois ciclos. O primeiro ciclo iniciou-se  no dia 10/jan e se interromperá um dia antes da chegada da Quaresma no dia 08/mar, já o segundo ciclo iniciará depois da quaresma até o sábado que antecede o I Domingo do Advento.os outros pertencem ao segundo ciclo.

As memórias obrigatórias têm precedência sobre as férias.

Durante o Tempo comum o Glória é cantado nas solenidades e festas e "em celebrações mais solenes"; faz-se a profissão de fé - Creio - somente nas solenidades.
O Glória e o Credo é recitado ou cantado aos domingos e missas de preceito. Normalmente, não se reza ou canta o Glória e o Credo nas missas que ocorrem durante a semana, salvo se for uma missa solene ou de preceito.
A cor litúrgica deste tempo é o Verde.

Durante o Tempo Comum, deve-se substituir a cor verde conforme a missa a ser celebrada: se a missa for em memória de um martir, apóstolo ou evangelista usa-se o vermelho, de outro santo (a), Nossa Senhora e nas festas do Senhor o branco, nas missas de defunto ou roxo ou o preto.

http://comosercristacatolica.blogspot.com/2011/01/tempo-liturgico-tempo-comum-primeira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA