26/02/2011

ALELUIA


O "Aleluia"
 
Função:
A aclamação "Hallelu-Jah" ("Louvai ao Senhor!"), que tem sua origem na liturgia judaica, ocupa lugar de destaque na liturgia cristã. Mais do que apenas ornamentar a procissão do Livro, sempre foi a expressão de acolhimento solene de Cristo, que vem a nós por sua palavra viva, sendo assim manifestação da fé nesta presença atuante do Senhor. No caso de uma procissão da Bíblia ( ou Lecionário) já ter sido feita antes da primeira leitura, poderia ser executada uma dança (litúrgica) antes da proclamação do evangelho, ao ser cantado o Aleluia.

Forma:Por ser diferente do Salmo Responsorial, o verso entre o canto duplo do "Aleluia", em geral, é uma citação do evangelho que se segue.
No tempo em que o "Aleluia!" é omitido, cante-se um verso aclamativo da Sagrada Escritura ( por exemplo, 1Tm 6,16 ou 1Pd 4,11 ou Ap 1,6).
O "Aleluia" ou o versículo antes do Evangelho podem ser omitidos, quando não são cantados, e substituídos por um momento de reflexão em silêncio.
é de bom costume repetir o "Aleluia!" após o Evangelho, como já ocorre em algumas comunidades.
Depois da leitura, que precede imediatamente o Evangelho, canta-se o Aleluia ou outro cântico, indicado pelas rubricas, conforme o tempo litúrgico. Deste modo a aclamação constitui um rito ou um ato com valor por si próprio, pelo qual a assembléia dos fiéis acolhe e saúda o Senhor, que lhe vai falar no Evangelho, e professa a sua fé por meio do canto. É cantada por todos de pé, iniciada pela sachola ou por um cantor, e pode-se repetir, se for conveniente; mas o versículo é cantado pela sachola ou pelo cantor.
 
Dicas:O Aleluia canta-se em todos os tempos fora da Quaresma. Os versículos tomam-se do Lecionário ou do Gradual.
Na Quaresma, em vez do Aleluia canta-se o versículo antes do Evangelho que vem no Lecionário. Também se pode cantar outro salmo ou tracto, como se indica no Gradual.
No caso de haver uma só leitura antes do Evangelho: a) nos tempos em que se diz Aleluia, pode escolher-se ou o salmo aleluiático, ou o salmo e o Aleluia com o seu versículo; b) no tempo em que não se diz Aleluia, pode escolher-se ou o salmo e o versículo antes do Evangelho ou apenas o salmo;
c) O Aleluia ou o versículo antes do Evangelho, se não são cantados, podem omitir-se.
No
caso de Aleluia já pronto, como por exemplo "Aleluia quando estamos unidos" (Padre Zeca -cd Deus é Dez), troca-se o versículo entre o Aleluia (no caso: "quando estamos unidos") pelo do dia. Pode-se manter a melodia mais não este versículo que é único a cada dia.
 
Melhores exemplos:
Fonte: http://msbvalenca.blogspot.com/2008/05/como-escolher-msicas-para-missa-com_09.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA