26/02/2011

CORDEIRO DE DEUS

O "Cordeiro de Deus"
 
Função:
Este canto litânico acompanha o partir do pão, antes de se proceder a sua distribuição. Não deve ser usado como se fosse uma maneira de encerrar o movimento criado na assembléia durante o abraço da paz.
 
Forma:
A invocação e a súplica, eventualmente executadas de modo dialogado por um solista ou coral e a assembléia, podem ser repetidas quantas vezes o exigir a ação que acompanham, terminando sempre com a resposta: "Dai-nos a paz!".
Ao contrário do "Santo" e do "Pai-Nosso", o "Cordeiro de Deus" não é necessariamente um canto do povo e pode ser cantado apenas pelo coral.
Quem inicia esse canto não é quem preside, mas a assembléia (cantor, dirigente).
O ritmo e o modo de execução sejam condizentes com o sentido de invocação e súplica, próprio do canto do "Cordeiro de Deus", que só deve ser executado no momento de partir o pão eucarístico.
 
Dicas:Como já foi dito anteriormente o canto do 'Cordeiro de Deus" não deve ser o término do "Canto de Paz". Há ai a necessidade de um intervalo de tempo entre a execução desses dois cantos.
O
'Cordeiro de Deus" é muito mais importante do que o "Canto de Paz", que é algo sobreçalente e dispensável. Portanto se houver necessidade de escolha de execução entre esses dois cantos optem SEMPRE pelo 'Cordeiro de Deus".
A execução desse canto deve se dar SOMENTE no momento do partir do pão eucarístico, feita pelo presidente da celebração (Só quando o presidente pegar o pão e o partir é que se deve entoar o canto).
A forma tradicional
; "Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós(2x), Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo dai-nos a Paz", não é obrigatória. Inpreterivél é somente o término com; "Dai-nos a Paz".
Lembr-se cabe ao Ministério de Música iniciar esse canto!
 
Melhores exemplos:
  • Cordeiro de Deus (Comunidade Shalom -cd Na Dança da Vida) -Cifra
  • Ó Cordeiro de Deus (Padre Zezinho) -Letra
Fonte: http://msbvalenca.blogspot.com/2008/07/como-escolher-msicas-para-missa-com.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA