26/02/2011

SALMO


O Salmo Responsorial
 
Função:
Para a Liturgia da Palavra ser mais rica e proveitosa, há séculos um salmo tem sido cantado como prolongamento meditativo e orante da palavra proclamada. Ele reaviva o diálogo da Aliança entre Deus e seu povo, estreita os laços de amor e de fidelidade. A tradicional execução do Salmo Responsorial é dialogal: o povo responde com um curto refrão aos versos sálmicos, cantados por um solista. Deve ser cantado ou proclamado do ambão.
 
Forma:Há duas maneiras de se proclamar os versos dos Salmos: por versículos ou por estrofes.
No Hinário Litúrgico Volume III encontram-se salmos e refrãos próprios para cada domingo do Tempo Comum (anos A, B e C), cantados com uma mesma melodia durante alguns domingos "congêneres", para facilitar a participação do povo.
Outros Salmos e refrãos, com ou sem arranjos, podem ser usados, mais sempre em forma dialogal e em sintonia com o tempo litúrgico, a festa ou ocasião.
Como "parte integrante da Liturgia da Palavra", este Salmo é sempre um texto bíblico, comumente extraído do Saltério.
O canto do Salmo, ajustado à Leitura que o precede, não pode ser substituído, então, por um canto qualquer sobre a palavra de Deus, como durante um certo tempo se andou fazendo com os chamados "cantos de meditação", por falta, é claro, de cantos apropriados, o que não é mais o caso após a introdução do hinário Litúrgico.
Para facilitar a acolhida da Palavra de Deus, é recomendável breve período de silêncio entre a leitura e o canto do Salmo Responsorial.
 
Dica:É recomendável ao Salmista que ao "chegar" no ambão faça um breve momento de silêncio e logo em seguida diga o número do Salmo que será cantado.
Em caso de Ministérios de Música que tenham mais de dois cantores é recomendável que um deles se ponha na celebração apenas como salmista, ou seja, seu canto fique em exclusividade do Ministério do Salmo que deve ser a parte dos demais.
O salmista assim não cante as outras partes da missa, ficando o mesmo no altar e adentrando na procisão de entrada a frente e segurando a Cruz.
 
Melhores exemplos:
Fonte: http://msbvalenca.blogspot.com/2008/05/como-escolher-msicas-para-missa-com_07.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA