26/02/2011

CANTO DE PAZ

O Canto de Paz
 
Função:
Acompanhar o gesto da saudação da paz. É um canto facultativo, podendo ser reservado para ocasiões especiais. Não pode substituir ou abafar o canto do "Cordeiro de Deus", que tem a preferência, durante o rito da fração do pão.
 
Forma:
Em oportunidades mais simples, sobretudo quando se trata de celebração com grupo reduzido de quando se trata de celebração com grupo reduzido de pessoas, que seja canto discreto, curto, para não provocar uma "quebra" no estilo peculiar da celebração.
Em outras oportunidades maiores e festivas, sobretudo em se tratando de grandes assembléias, pode ser canto mais desenvolvido e vibrante, que expresse a alegria pascal do Povo de Deus, seu vivo sentimento de fraternidade em Cristo.
 
Dicas:Não precisa conter em sua letra a palavra "Paz". Tem somente que traduzir o sentido da cumplicidade e da saudação entre os irmãos.
Caso tenha-se que optar por um entre "Paz" e "Cordeiro", opte sempre pelo canto do Cordeiro de Deus. Lembre-se o Canto de Paz só existe no Brasil, então é um canto que possui valor somente na Cultura e não na Liturgia.
 
Melhores exemplos:
  • A paz -"Aperte a minha mão" (Mons. Jonas Abib -cd Eu e minha casa serviremos ao Senhor) -Cifra
  • Bom e agradável (Walmir Alencar -cd Onde está o teu irmão?) -Cifra
  • Quero te dar a Paz (Padre Zeca -cd Quero Paz) -Cifra
Fonte:  http://msbvalenca.blogspot.com/2008/06/como-escolher-msicas-para-missa-com_29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA