26/02/2011

PÓS COMUNHÃO

O canto de "Ação de Graças"
 
Função:   
A Didaqué, um documento da segunda metade do primeiro século do cristianismo, que recolhe instruções e práticas das Igrejas de então, já testemunha o uso de uma ação de graças após a comunhão. Sobretudo se durante o repartir do Pão Eucarístico houve música instrumental ou canto polifônico do coro, um canto da assembléia em seguida poderia ser expresssão apropriada de unidade no Senhor Jesus. Este canto não é necessário, e às vezes nem desejável, quando já houve um Canto de Comunhão, com participação do povo, que se prolongou por algum tempo após a distribuição do alimento eucarístico. Recomenda-se, então, o silêncio sagrado, um momento de interiorização após a movimentação ou exultação que poderá ter caracterizado a procissão de comunhão.

Forma:
Dado que não é especificado nenhum texto particular, há campo aberto para a criatividade criteriosa. O mais desejável e proveitoso seria se esse canto fossse uma resonância da Leitura da Palavra.
Não seria muito lógico cantá-lo após a bênção e despedida, depois que o povo já recebeu o convite para retirar-se, ou seja, para sair em missão.
 
Dicas:Ao contrário do que muitos pensam esse canto não possui grande importância na Liturgia, uma vez que, o silêncio após a comunhão, é de grande observância. Em alguns monentos é mais importante se fazer silêncio (como interiorização), do que cantar um canto pós comunhão.
Caso opte-se por sua execução, pergunte antes, ao Presidente da Celebração, qual a opnião dele a respeito desse momento.
Lembre-se; como não há uma forma pré-definida da estrutura desse canto procure aproximar sua letra ao máximo do sentido da Celebração.
Sendo assim só execute esse canto caso; 1) Haja necessidade de aprofundamento do sentido da Clebração; 2) OPresidente da Celbração tenha autorizado ou pedido sua execução; 3) Letra próxima ao sentido da Clebraçaõ.

obs. caso não se consiga um canto próximo ao da celebração, opte por um que seja de agradecimento -pela vida, trabalho, família etc.
 
Melhores exemplos:

  • Obrigado Senhor (Jean Carlo -cd Obrigado, Senhor) -Cifra
  • Amar-Te mais (Nicodemos Costa -cd Amar-Te mais) -Cifra
  • É impossível (Jean Carlo -cd Obrigado, Senhor) -Cifra 
Fonte: http://msbvalenca.blogspot.com/2008/07/como-escolher-msicas-para-missa-com_23.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA