26/02/2011

ACLAMAÇÃO MEMORIAL

A Aclamação Memorial
 
Função:
O missal oferece algumas fórmulas que expressa o anúncio do Mistério Pascal, comemorando o abaixamento e a glorificação do Senhor e pedindo sua vinda. Das três aclamações propostas no Missal, as traduções mais "aclamativas" são a primeira e a terceira ("Vinde, Senhor Jesus!"; "Salvador do mundo, salvai-nos!"). textos alternativos que expressam a fé na presença real, naquele momento, devem ser excluídos, pois alteram o sentido litúrgico do Mistério que se celebra. esse é o momento do Memorial, do anúncio do Mistério Pascal, e não de devoção à Presença Real. Portanto, não se deve substituir essa aclamação por um canto eucarístico.

Forma:
Sendo uma das aclamações mais importantes da Missa, convém muito que seja cantada por todos, em resposta à introdução "Eis o mistério da Fé!", entoada por quem preside.
Seria muito funcional se a melodia desta introdução já indicasse com qual das três aclamações o povo deverá responder (cf. Hinário Litúrgico, 3° fascículo, pag. 45).
 
Dicas:Fundamentalmente não se deve deixar de cantar esta aclamação, conforme dito anteriormente, uma vez que, trata-se de um dos principais cantos da Missa.
O uso da criatividade é livre, pois, estas respostas são até hoje pouco musicadas. Faça-se uma melodia rica de forma a valorizar a importância do momento.
Lembrem-se, não pode haver alteração no texto das três opções; "Anunciamos Senhor..."; "Salvador do mundo salvai-nos..."; Todas as vezes que...", mas pode haver repetição das frases para que haja sentido melódico, sem que isto traga prejuízo ao texto original.
Canto Eucarístico não!!! Não é momento de fazer adoração!!! O momento é mais ampla que a presença Real. Canto de exaltação da presença Real só se for solicitado pelo presidente da celebração e se este não substituir a resposta eucarística correta.
Não é livre a escolha de qual das três resposta será cantada, ela tem que estar de acordo com a Oração Eucarística que será seguida, então antes da Missa começar pergunte ao presidente da Celebração qual oração Eucarística ele seguira e escolha então a resposta daquela oração.
 
Melhores exemplos:
 Na Comunidade Canção Nova é cantado um lindo "Anunciamos Senhor" 

Fonte:http://msbvalenca.blogspot.com/2008/06/como-escolher-msicas-para-missa-com.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA