26/02/2011

GLÓRIA


O "Glória" in excelsis
 
Função:O Glória, que é um hino antiquíssimo, iniciando-se com o louvor dos anjos na noite do Natal do Senhor, desenvolveu-se antigamente no Oriente, como homenagem a Jesus Cristo. Não constitui uma aclamação trinitária.
 
Forma:A forma atual do "Glória" deixa perceber que houve uma superposição de fórmulas diferentes. As invocações: "Tende piedade de nós" eram certamente respostas do povo em forma litânica.
A entoação inicial deste hino não é mais reservada a quem preside e pode ser feita por um solista ou pelo coral.
É recomendável as frase do "Glória", alternadamente, em dois grupos: por exemplo, coral e povo. Eventualmente, coral poderá cantar este hino sozinho, em ocasiões festivas.
A Liturgia não usa este hino nos tempos litúrgicos do advento e da Quaresma, certamente pelo fato de um hino festivo não sintonizar com um tempo penitencial. Talvez, este fato poderia ser bom motivo para executá-lo sempre cantado. Hinos se cantam, não se falam. Teria sentido, por exemplo, recitar o hino nacional em vez de cantá-lo?... Ou se canta, ou então não é hino! O hino do Glória não seja substituído por qualquer hino de louvor ou por paráfrases que se distanciam demasiadamente de seu sentido original.
 
Dicas:O Glória não é uma aclamação trinitária, sendo assim músicas que glorifiquem; Pai; Filho; Espírito Santo não devem ser usados como o "Glória".
Músicas tradicionais como: "...Glória, glória ao Pai o Criador, ao Filho Redentor, e ao Espírito glória!..." (Padre Jorge Trevisol) não é o indicado para ser usado para a glorificação durante a Celebração, pois além de ser trinitário, é o que alguns chamam de: "Glorinha", pois sua letra é reduzida e afastada do texto original.
 
Melhores exemplos:
  • Glória a Deus nas alturas (Comunidade Shalom -cd Na dança da Vida) -Cifra
  • Glória a Deus nas alturas (Eliana Ribeiro -cd Espera no Senhor) -Cifra
  • Glória a Deus nas alturas (Padre Ney Brasil) -Tom: D

Fonte: http://msbvalenca.blogspot.com/2008/05/como-escolher-msicas-para-missa-com.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIA SACRA